segunda-feira, 2 de março de 2009

Chamado à casa do Pai Irmão Michel

1936-2009

No dia 24 de Fevereiro, o irmão Michel, responsável pela fraternidade dos irmãos de Taizé em Alagoinhas (Brasil), morreu acidentalmente quando se encontrava na Austrália. Tinha 73 anos. De origem alemã, nasceu em 1936 na Papua-Nova Guiné, onde os seus pais eram missionários. Estudou na Austrália e na Alemanha.
Depois de entrar na Comunidade de Taizé, em 1959, preparou um doutoramento em sociologia em Paris, assumindo simultaneamente a relação com «Aktion Sühnezeichen». Foi esta associação que construiu a igreja de Taizé, em 1961-62, como sinal de reconciliação entre a Alemanha e a França depois da Segunda Guerra Mundial.
Desde 1966, o irmão Michel vivia na América Latina e foi o responsável pela fraternidade de irmãos no Brasil, em Recife (1967-1972), em Vitória (1972-1978) e em Alagoinhas de 1978 até hoje. Vivendo uma presença simples e gratuita entre os mais pobres, o irmão Michel e os irmãos em Alagoinhas apoiaram projectos que contribuíram para melhorar a vida no bairro onde se encontram. A escola para crianças surdas e cegas, criada pelo irmão Michel, é bastante conhecida no Brasil. Através do acolhimento na fraternidade e dos encontros de jovens organizados uma vez por ano em diferentes cidades do país, o irmão Michel era muito conhecido e tornou-se numa referência para muitos jovens brasileiros.
Será celebrada uma oração em memória do irmão Michel em Taizé no sábado 14 de Março, às 15 horas.

1 comentário:

  1. Senhor Jesus Cristo nosso Deus, vida e força de todos aqueles que colocam sua fé Nele e Cuja bondade e amor por nós são infinitos! Nós, Teus indígnos servos com temor nos prostramos diante de Tua magnitude, e Te trazemos nossos agradecimentos por Tua piedosa bondade a nós revelada. Nós Te louvamos, Te adoramos, Te glorificamos, Te veneramos e humildemente de novo Te damos graças. Com humildade pedimos a Tua incontável misericórdia: Como outrora Tu aceitaste nossas súplicas e as atendeste, assim também no futuro, permita que possamos permanecer no Teu amor, no amor ao próximo e em todas as boas ações. Permita também que sempre possamos Te agradecer e Te louvar junto com Teu Pai, Santo e Onipotente e o Espírito Santo, Amém.

    Muito beijos eu te amo você Irmão Michel.

    Ass; Karla Dayana.

    ResponderEliminar