sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Carta a quem gostaria de seguir Cristo


No Evangelho, ouvimos o chamamento de Jesus: «Segue-me!» Será possível responder-lhe com um compromisso para toda a vida?
Em todos nós há o desejo de um futuro feliz. Mas podemos ter a impressão de ser condicionados por muitos limites e por vezes ser surpreendidos pelo desânimo.
No entanto, Deus está presente: «O Reino de Deus está próximo» (Marcos 1,15). A sua presença torna-se perceptível quando assumimos as situações da nossa vida tal como elas são, de forma a criar a partir do que existe.
Ninguém gostaria de se atolar em sonhos de uma vida idealizada. Aceitemos aquilo que somos e também o que não somos.
Procurar um futuro feliz implica fazer escolhas.
Há pessoas que assumem opções corajosas para seguir Cristo na sua vida de família, na sociedade, num compromisso pelos outros. Também há quem se interrogue: como seguir Cristo escolhendo o caminho do celibato?
Eu gostaria muito de encorajar aqueles que se deparam com a questão de uma escolha para sempre:
Perante um compromisso destes, pode acontecer que hesites. Mas, indo mais ao fundo, encontrarás a alegria de te entregar inteiramente. Feliz aquele que não se abandona ao medo, mais sim à presença do Espírito Santo.
Talvez seja difícil acreditares que Deus te chama pessoalmente e que espera que tu o ames. A tua vida é preciosa para ele.
Chamando-te, Deus não te prescreve o que deves fazer. O seu chamamento é antes de mais um encontro. Deixa-te acolher por Cristo e descobrirás o caminho a seguir.
Deus chama-te à liberdade. Não faz de ti um ser passivo. Pelo seu Espírito Santo, Deus habita em ti, mas não se substitui a ti. Pelo contrário, ele desperta energias insuspeitas.
Jovem, podes ter medo e ser tentado a não escolher, para guardar todas as possibilidades em aberto. Mas como poderias realizar-te se permaneceres na encruzilhada?
Aceita que haja em ti uma espera não realizada e mesmo questões que não estão resolvidas. Confia-te com um coração transparente. Há na Igreja pessoas que te podem escutar. Ser escutado desta forma, ao longo do tempo, há-de ajudar-te a discernir como te podes entregar totalmente.
Não estamos sozinhos a seguir Cristo. Somos levados por esse mistério de comunhão que é a Igreja. Nela, o nosso sim torna-se louvor.
O louvor pode ser hesitante, pode surgir até da nossa miséria, mas há-de tornar-se pouco a pouco em fonte de alegria que jorra para toda a nossa vida.

Irmão Alois

2 comentários:

  1. Olá meu nome é Gabriel e eu escrevo-te de Itália, fui imediatamente bateu seu blog, e não saber uma palavra de seu idioma, eu deixei um tradutor online para ajudar, fazendo uma cópia do colar sua postagem e, em seguida, colar cópia do meu Comentário do tradutor:) Sei que são cristãos evangélicos, e posso dizer que minha vida mudou radicalmente agora, eu era homossexual, e Cristo está lentamente a mudar aquilo que foi mentira na minha vida, agora não passa um bom tempo, mas Deus tem me vez libertado, e acredito que vai ainda, no que diz respeito à sua postagem, eu leio de celibato, bem, não na Bíblia Jesus fala de celibato, também, pietro esposa tinha, na verdade, está escrito em Coríntios: 1Corinthians 9:5 Nós não temos o direito de Nós conduzir com uma mulher, irmã na fé, como fazem os outros apóstolos e os irmãos do Senhor e Cefas? " trata-se claramente por escrito, somos livres para decidir se deve ou não permanecer apenas dedicando sua vida inteiramente a Deus, ou fazer-nos uma família, no entanto, dedicar nosso tempo para a Palavra de Deus que nos guia sempre, mas Deus decide o que é, na realidade, para nós, o imortante e sabe que para seguir o Senhor, não temos a obrigatoriedade de usar um vestido, porque o nosso é um Deus de luz e de clareza, certas coisas simplesmente eram ditadas pelo catolicismo, o que, infelizmente, segue muitas tradições e não a palavra de Deus Deus não ama a tradição, só que ele quer seguir a sua palavra, IO LO AMO TANTO, Spero E POSSO SER PARA ELE UM SERVO ... Deus te abençoe, ........................... Arcanjo

    ResponderEliminar
  2. Caro Arcanjo, fico contente por saber que segue este blogue apesar da dificuldade linguistica. No entanto ao longo do seu comentário gostaria de esclarecer alguns pontos...Em primeiro lugar taizé é um lugar, uma comunidade que procura, como dizia Nicolas Berdiaev "um cristianismo que permita ao mesmo tempo ter uma experiência espiritual profunda e aberto ao mundo de forma criadora". Afimar que taizé é uma comunidade de cristãos evangélicos é minimizar algo grandioso...afirmo que taizé uma fonte onde dimana o ecumenismo. Penso que a linguagem de Taizé se resume nesta frase: "Cristo não veio criar uma religião a mais, mas oferecer uma comunhão de amor a todo o ser humano". Quanto à questão do celibato, penso que deve-se reflectir neste assunto não tanto na dimensão legalista mas sim de um dom, de uma oferta dada por Deus, uma entrega total a ele e a toda a Igreja. ´Por fim, como católico, não poderei ser de comum acordo com a sua posição acerca do catolicismo. Nada há de mais certo que o catolicismo toma todas as suas decisões e orienta a sua vida pela Palavra de Deus, afirmar que a Bíblia é negada e/ou ignorada pelos católicos é ignorar a sua fé, a sua catolicidade. Abraço em Cristo Senhor

    ResponderEliminar